News

Construtora Dalprá, em parceria com a ODEBRECHT, inicia nova obra da Cooperativa Reviver – Itatiba-SP

A Construtora Dalprá, em parceria com a ODEBRECHT / Rota das Bandeiras, acaba de dar início a nova obra da Cooperativa Reviver, em Itatiba-SP.

A Prefeitura de Itatiba e a Concessionária Rota das Bandeiras (Organização Odebrecht) assinaram recentemente um convênio para a construção de uma usina de reciclagem modelo. A ação faz parte do projeto Rota Reciclável, que prevê a total reformulação no sistema de coleta seletiva da cidade e a conscientização da população sobre a correta destinação do material reciclável. “O ganho para a cidade é enorme, com benefícios para o meio ambiente, a qualidade de vida da população e a profissionalização da Cooperativa Reviver”, disse o Prefeito João Fattori.

A principal ação do programa será a construção de uma usina de reciclagem modelo, implantada em uma área cedida pelo município. O local será moderno, com pátio de manejo com áreas para recebimento e armazenamento de material, vestiários, refeitório e área de lazer. Toda a mão de obra será dos 30 cooperados da Cooperativa Reviver. Todos os trabalhadores que quiserem serão aproveitados no projeto e, caso haja necessidade, alguns novos poderão ser incluídos.

A capacidade de trabalho da Cooperativa Reviver hoje é de cerca de 130 toneladas de lixo por mês. Com a nova realidade, a expectativa é de que eles consigam triar, prensar e destinar até 220 toneladas de lixo reciclável a cada mês, oferta suficiente para atender todo o município de Itatiba e mais todo o lixo reaproveitável recolhido ao longo dos 297 km de rodovias do Corredor Dom Pedro.

Além da construção da usina e seleção dos trabalhadores, o projeto prevê atuar em outras duas frentes: conscientização e profissionalização. Diante do conceito de que quanto mais a população de Itatiba separa o lixo reciclável, mais a Cooperativa terá matéria prima para trabalhar, o Rota Reciclável prevê um trabalho de abordagem porta a porta para mostrar o trabalho dos cooperados e explicar os benefícios do reaproveitamento. O itinerário percorrido será o mesmo da coleta seletiva já realizada na cidade.

A Construtora Dalprá tem orgulho de fazer parte de um projeto tão importante de sustentabilidade e repleta de benefícios para a cidade de Itatiba.

IMAGENS DO INÍCIO DAS OBRAS: